sexta-feira, 22 de abril de 2011

on
O meio ambiente tornou-se um tema de extrema relevância nas últimas décadas, não só para a política como para a educação. No Estúdio CH desta semana, o biólogo Celso Sánchez, da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio), trata da evolução da educação ambiental no país e sua relação com as atuais discussões sobre o ambiente.

Em entrevista a Fred Furtado, Sánchez explica que, quando a educação ambiental surgiu, na década de 1970, era considerada uma espécie de aula de ciências, na qual temas relacionados à ecologia eram inseridos no currículo escolar e nos livros didáticos.
Hoje, já se sabe que o assunto é muito mais amplo e tem que ser apresentado a toda a sociedade. Segundo o biólogo, a temática do meio ambiente não se refere só a plantas e animais e aos aspectos da natureza, mas também a questões sociais.
Sánchez conta que um grande avanço para a educação ambiental no Brasil foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), que estipulou parâmetros curriculares para esse tema. Ele ressalta, no entanto, que atualmente várias políticas públicas estão engessando os currículos.

O biólogo comenta ainda como o meio ambiente se tornou parte da agenda política nacional e pauta de todos os telejornais. “Nossa sociedade precisa urgentemente de educação ambiental, pois só assim a população poderá se posicionar diante da temática do meio ambiente”, avalia.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa.


Tamanho:
6.9 MB


Tipo de arquivo:
MPEG-1 Audio Layer 3 (audio/mpeg)
Bit rate: 64 Kbps

Frequência: 44 Khz
Duração da faixa: 15:04 (mm:ss)


0 comentários: