sexta-feira, 22 de abril de 2011

on

Por: Maurício Gois
Como conquistar a automotivação e atingir o topo da realização pessoal, profissional e empresarial? Como ser, ao mesmo tempo, produtivo e feliz? Esta parece ter sido a grande questão da auto-ajuda e a luta do ser humano em busca do sucesso através dos tempos.Concluí que quase tudo que queremos na área pessoal e profissional pode ser resumido em 15 expressões de três palavras poderosas que podem disparar o empenho e alavancar o desempenho. É claro que não são frases bonitinhas que nos fazem triunfar, mas, quando são transformadas em execução vencedora, elas fazem a diferença. Minha sugestão é que você projete essas frases em sua tela mental e, a seguir, aja na direção de suas metas realísticas, definidas, escritas, e com uma data para realização. As 15 expressões de três palavras poderosas desencadeadoras do processo da auto-superação são as seguintes:

EU VOU CONSEGUIR
A primeira coisa para você atingir o topo da auto-realização é ter impulso de ego, tônus vital, desejo de superação, vontade indomável de vencer. Para isso você precisa pensar: - Eu sei o que quero e quero exatamente aquilo que sei. Vocação para ser águia e empatia. São essas duas forças interiores que levam um aprendiz de vencedor a pensar: - Eu vou conseguir. Mas, e se você estivesse no último andar do Word Trade Center? A única variável incontrolável que pode bloquear um vencedor é a da fatalidade.

CLASSIFIQUEI MEUS VALORES
Agora que você está cheio de impulso de ego para a vitória, você precisa classificar seus valores, pois de nada vale ser uma águia, voando na direção errada. Para ser um vencedor feliz e produtivo você precisa questionar e resignificar sua existência, fazendo perguntas de auto-análise: A que eu dou valor na vida? Se você disser: - Bem, meus valores são cinco, nesta ordem: minha religião, minha família, minha profissão, meus amigos e meu lazer-, é fundamental que você viva em coerência com eles. Você estará mentindo para si mesmo se passar 12 horas trabalhando e só 15 minutos com sua família.

CONHEÇO MEU POTENCIAL/RECONHEÇO MINHAS LIMITAÇÕES
Esses são os dois fatores essenciais para a eficácia e o sucesso na vida. Mas elas precisam andar juntas. Há pessoas que têm muita consciência de suas limitações, mas não conhecem seu potencial, e outras há que conhecem profundamente suas possibilidades mas não enxergam suas limitações. Motivação sem traumas é o equilíbrio entre essas duas forças. Sua fogueira de ambição não deve ser maior que o limite máximo de seu potencial. Caso contrário, você se frustrará logo de cara, dizendo: - Não vou conseguir.

SUPERAREI MEUS RECORDES
Vencedores dizem: - Procurarei ser melhor dentro de meu ritmo. O importante não é eu vencer as marcas de performance dos outros e, sim, a cada dia, que eu vença minhas próprias marcas. Não quero jogar tênis melhor que o Guga. Quero jogar tênis melhor que eu no ano passado. Se não pensar assim, você vai se torturar numa posição existencial negativa do tipo: - Eu sou mais, os outros são menos, por isso devo ser melhor sempre.

DEFINI MEUS OBJETIVOS
Siga a lógica: agora que você classificou seus valores, o próximo passo é tirar objetivos de dentro deles. Se o seu valor número 1 é a sua família, pegue uma agenda e escreva assim: Valor número 01: área familiar. Objetivo: Aumentar o número de passeios com a garotada de 2 por semestre para 4 por semestre até...Se o valor 03 for da área profissional, o objetivo poderá ser, entre outros, aumentar o número de lições estudadas do curso de inglês de 3 por semana para 5 por semana até a data de meu aniversário no próximo ano.

QUANTIFICAREI MINHAS ALTERNATIVAS
Para chegar mais cedo ao topo do sucesso, é importante transformar seus bloqueadores e problemas em alternativas viáveis de saídas. Para isso é preciso que você busque alternativas em quantidade, sendo um caçador de opções e fazendo perguntas diagnósticas: - Esta porta me fechou agora. Mas quais outras se abrirão? Lembre-se: vencer é tomar decisões. E tomar decisões é quantificar e escolher alternativas.

SEI DIZER NÃO
As pessoas que não sabem dizer NÃO ou que se sentem culpadas por dizê-lo, dificilmente chegarão aonde merecem. Saber dizer NÃO é uma arte, não só para os outros, mas também para si mesmo quando a procrastinação, a preguiça, o conformismo e o perfeccionismo forem os 4 gigantes bloqueadores da excelência.

CONQUISTAREI ESPAÇOS GRADATIVAMENTE
Este é um segredo de ouro, mas só os triunfadores conhecem: conquistar espaços gradativamente até que, todos eles juntos venham a formar o sucesso que você objetiva. Vencedores sempre dirão: - O que eu devo fazer hoje, aqui e agora, para conseguir o que almejo daqui a 3 anos? Talvez, para isso, você precisa de mais 3 frases transformacionais mágicas: - Serei lobby estratégico, Entenderei minha época e Criarei minhas oportunidades.

SEMPRE SABEREI RECOMEÇAR
A história está cheia de pessoas que perderam mil vezes, mas chegaram além do topo seja da empregabilidade, seja do empreendedorismo. Elas foram como a Fênix, uma águia que ressurgia das cinzas do fracasso cada vez mais bela, experiente e competente. Mas, para isso, é preciso sempre dizer ao espírito: - Não importa minha idade, ou sexo, ou cor da pele, ou a situação em que estou ou minha ausência de alternativas. Sou filho de Deus, portanto sempre saberei recomeçar, sempre haverá um novo Sol em meu horizonte.

SOU MERECEDOR DISSO
Há pessoas que não realizam seus sonhos e objetivos porque dizem para si mesmas quando a dona Oportunidade bate à porta: - Eu não mereço isso. Lembre-se: ninguém pode ser maior do que as coisas que imagina de si mesmo e para si mesmo. Ninguém pode ser melhor que seu auto-conceito. Nem superior à sua auto-estima. Nem mais forte que sua auto-imagem. Então, se você diz em sua mente: - Eu não mereço isso, você tem razão, não conseguirá mesmo. Triste, não? Nosso cérebro é aberto: tudo que você diz, ele acredita. Então diga coisas que facilitem seu crescimento e prosperidade.

ADMINISTRAREI MEU TEMPO/ ADMINISTRAREI MINHAS ANSIEDADES
Vencedores sabem que não basta colocar coisas no tempo. É preciso colocar tempo nas coisas. Excelência não é saber o que fazer. Excelência é saber o que fazer PRIMEIRO. Governar a vida ou o futuro é administrar prioridades. Muitas vezes, administrar a ansiedade está ligado à administração do tempo. Para realizar-se como pessoa você precisa fazer planejamento estratégico de vida a longo prazo e não sofrer ansiedade pela demora ou pelo espírito imediatista que gera frustrações e gastos em aspirinas.

SABEREI ME PERDOAR
No passado você deu um chute em sua mãe? Você fez um aborto que massacra sua consciência até hoje? Não importa: você não faria de novo hoje. E isso basta. Há pessoas que, subconscientemente, desejam a derrota para se expiarem de uma mente violentada pela culpa. Saber se perdoar é uma das melhores chaves para a auto-libertação e o sucesso pessoal. Livre-se das correntes da culpa. Uma mente livre facilita a entrada da auto-realização.

ESCOLHEREI QUEM ME INFLUENCIARÁ
Se o homem é um animal imitativo, quem está influenciando você? Qual seu hábito de mídia? Que marketing eletrônico ou impresso está influenciando os alicerces de seu futuro? Se seu cérebro emocional é um depósito de lixo, você terá um desempenho de lixo. Despolua sua memória. Seus valores e princípios são modificados por aquilo que lhe chama a atenção e provoca interesse. Se o segredo da prosperidade é mudar, comece mudando de canal. Escolha hoje os influenciadores de seu capital intelectual.

USAREI MARKETING PESSOAL
Bem, aqui termina o processo da parte humana. Agora que você já se apossou dos 13 itens anteriores, comece seu networking pessoal, sua rede de contatos. É preciso saber vender seu talento, merchandizar suas idéias, fazer publicidade de si mesmo corretamente, pois você é um produto de alta performance, com preço que é sua remuneração, com ponto que é seu setor, com propaganda que é seu sistema de comunicação com seus clientes internos e externos e com prestação de serviços que é a sua ação de fazer certo a coisa certa. Se não entender isso, você pode acabar entrando em liquidação ou em promoção.

DEUS ESTÁ COMIGO
Vencedores meditam em Deus porque existe a parte das variáveis incontroláveis que ao Criador pertence, mesmo porque, se você está dentro de um prédio desmoronando ou de um avião caindo, de nada vale a auto-ajuda e nem seu ateísmo agnóstico. Acredite vivamente em você para vencer na vida, mas acredite também que você não é a fonte que alimenta você. Não se torne um filho desamparado da auto-suficiência nem um órfão da auto-ajuda. O sucesso vem de fora. A paz vem de fora. A história tem mostrado que, quando o homem realiza suas metas, ele não passa a ser feliz por isso, ele volta ao zero, pois necessidade satisfeita não é mais motivadora. Há no coração do Homem um vazio em forma de Deus, já dizia Tolstoi. Entender e aceitar isso não é ser fanático ou ultrapassado, é não ser uma pessoa vazia. Não aceitar isso é voltar-se para si mesmo, é acreditar nos combustíveis da força de vontade, na mentalização, nas tolices do poder sem limites, nos bruxos bobões do esoterismo, na determinação férrea, na inovação contínua e na luta pela auto-superação pessoal que, no máximo, são boas intenções que, muitas vezes, levam ao topo, mas nunca ao topo...da Felicidade.

Publicado originalmente na revista Vencer! nº 27 /Dez - 2001
Maurício Góis - É palestrante nas áreas de Vendas, Motivação e Desempenho de Alto Impacto
Site: www.mauriciogois.com.br
e-mail: contato@mauriciogois.com.br

0 comentários: