quarta-feira, 20 de abril de 2011

on


A organização e Administração inteligente do tempo disponível são armas essenciais para a aprovação em um concurso público. Sem elas, torna-se muito mais cansativo o preparo e improdutivo o aprendizado. Posto hoje algumas técnicas e dicas nesse sentido.
Todos sabemos qual a importância da organização na persecução de um objetivo - no caso, a aprovação no concurso. É estabelecendo o objetivo que avaliamos as metas, os caminhos a percorrer, nossos fatores facilitadores (tempo para estudo, dinheiro, ajuda dos pais, apoio da família, vontade, fé etc) e fatores complicadores também (filhos, tempo escasso, falta de dinheiro, por exemplo). Sem essas noções, não temos como utilizar os fatores facilitadores a nosso favor e, quando enfrentamos os fatores complicadores, nos sentimos atacados e indefesos, pois estamos despreparados. Por isso, recomendo a todos que anotem em uma agenda ou no caderno de estudos quais os fatores complicadores que tentarão tirar-lhe o foco e quais os facilitadores, que serão seus maiores aliados nessa guerra - serão suas armas.

O meu maior sonho é poder aumentar o tempo de duração dos meus dias. Fico pensando se seria possível, por exemplo, um remédio que substituísse a necessidade de dormir. Teríamos então um dia de 24 horas! Que maravilha! Enquanto isso não acontece, devemos achar modos eficazes de administração do tempo. Nos estudos, poucos dão a importância devida a esse quesito e acabam, ora exagerando na carga horária e "surtando" em algum momento do preparo, ora não aproveitando todo o tempo disponível e não abordando assuntos necessários à aprovação. Por isso, hoje fiz a divisão (inicial, pois ainda não comecei o curso preparatório) do meu tempo semanal de estudos, que deve abordar, não só a carga horária de estudos, mas também o horário de trabalho, atividades físicas e lazer. Estes dois últimos, quando incluídos no planejamento de estudo, otimizam a hora estudada, pois elevam a qualidade de vida. A divisão do meu tempo ficou mais ou menos assim:

Tendo dividido meu horário e minhas atribuições, é hora de levar o planejamento à sério e evitar furos.
Outro aspecto importante que não devo deixar de tocar é sobre a hora do lazer. Muitos, ao separar um momento para o lazer, se sentem culpados por aquele momento, imaginando que existe alguém estudando enquanto eles mesmos não estão. Não se culpe por isso! O lazer é necessário! Não o excesso dele, mas o mínimo lazer imprescindível ao bom funcionamento do cérebro no momento dos estudos. Do que adianta ficar horas a fio estudando durante todos os dias da semana se seu estudo não rende, se você sente dores de cabeça, se não sente progresso na aprendizagem?
Por isso, organize-se! Não deixe esse ponto importante para depois e não subestime o poder de um bom planejamento, você só tem a ganhar!
Leia mais sobre o assunto aqui:administracaodtempo.pdf

0 comentários: