sexta-feira, 17 de julho de 2009

on
José Carmelo Braz de Carvalho
Professor do Departamento de Educação da PUC-Rio



Em nossa vida há momentos providenciais ......Providenciais , no sentido de que a Providência Divina nos permite encontrar grandes amizades, companheiros ao longo da caminhada da vida. Ou parafraseando o cantor popular: “Amigos de Fé, Irmãos, Camaradas” .....

Este momento a nós reservado pela Providência ocorre em 06 de setembro de 2008, no campus da PUC-Rio, quando uma equipe de professores universitários e de especialistas do Ensino Profissional passa a conhecer a trajetória de lutas pela causa da inclusão socioeducativa vivida pela Casa Perfeita Alegria.

Este grupo de professores e especialistas havia se irmanado em torno do compromisso comum de educadores, ao reconhecer a grande barreira erguida nas vidas de nossos adolescentes pobres, quando concluem uma escola fundamental sem qualidade, que lhes bloqueia seja a continuidade no Ensino Técnico, seja a oportunidade de aprendizagem e qualificação no Sistema de Formação Profissional. Contudo, como dizia o folclórico jogador mineiro Dario – o Dadá Maravilha – “para toda problemática é preciso haver uma solucionática”.

Esta “solucionática”, que Governos e Instituições Escolares teimam em desconhecer, o protagonismo comunitário dos grupos juvenis da JUFRA cria em 1998 ao articular o Curso Pré-Técnico Comunitário. Igualzinho ao movimento precursor de 1988 -- em resposta à Campanha da Fraternidade “Ouvi o Clamor deste Povo” – quando grupos da Pastoral dos Jovens criaram o mais significativo Movimento Social Urbano do final do século XX: os Cursos Pré-Vestibulares Comunitários.

Confesso aqui o sonho de um velho professor: peço a Deus que a mensagem da inclusão socioeductiva, vivenciada desde 1998 na prática da Casa Perfeita Alegria, seja o movimento precursor de muitas outras iniciativas comunitárias em prol da cidadania ativa. Que este carisma do Pré-Técnico Comunitário Perfeita Alegria, que alimenta na PUC-Rio a chama do compromisso de uma equipe entusiasta, incendeie também muitos outros núcleos comunitários.

Abraços fraternos de José Carmelo

0 comentários: