terça-feira, 12 de julho de 2011

on




Educadores comunitários das Classes Comunitárias Pré-técnicas
O Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias (NAPC) da PUC-Rio abre inscrições para curso de qualificação de educadores comunitários. A formação é direcionada a instituições sociais e grupos populares que já possuem aulas de reforço escolar para jovens que queiram ingressar no ensino médio ou técnico da rede pública. Organizações interessadas em iniciar o trabalho com classes comunitárias também podem participar.
De acordo com a coordenação  do NAPC, a motivação para os cursos pré-técnicos comunitários é o fato de que “uma das principais preocupações das comunidades pobres do Rio de Janeiro é o futuro de seus adolescentes, diante da ausência de alternativas de educação pós-fundamental.”
A Rede  de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias Pré-Técnicas, da qual o Núcleo de Apoio da PUC faz parte, existe desde 1998 no Rio de Janeiro, e tem o intuito de colaborar com organizações que oferecem formação nessas comunitárias. O Núcleo busca articular as atividades universitárias às classes comunitárias pré-técnicas. “Uma das possibilidades de instituirmos a rede de apoio às classes comunitárias é através de graduandos”, explicou o professor da Faculdade de Educação da PUC José Carmelo de Carvalho, em entrevista à Editora PUC-Rio . Na Universidade, das 500 horas exigidas em atividades complementares e estágios, 150 podem ser dedicadas ao trabalho comunitário.
O curso oferecido pelo NAPC terá início ainda em julho e se encerrará em novembro com a realização da III Feira de Saberes das Classes Comunitárias. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: pretecedu@puc-rio.br. Mais informações, no telefone 3527-1816.

0 comentários: