sexta-feira, 1 de julho de 2011

on


Quem são?



DEVOLVENDO SORRISO PARA AS CRIANÇAS. FAZENDO DO MUNDO UM LUGAR MELHOR.

clique na imagem para ver a foto maior
Na Operação Sorriso, nós mensuramos quem somos pela alegria que vemos nos rostos das crianças. Nós somos mais do que uma organização de caridade. Mais do que uma ONG. Nós somos uma força mobilizada de profissionais da saúde e corações dedicados em oferecer segurança e cirurgias reconstrutivas para crianças que nasceram com deformidades faciais, tais como a fissura lábio-palatina.
Estima-se que mais de 200.000 crianças nascem por ano no mundo acometidas pela fissura. Somente no Brasil estima-se que sejam mais de 5.600. Geralmente com severas dificuldades para se alimentar, falar, socializar-se ou mesmo sorrir. Algumas delas são excluídas, escondidas do contato social e rejeitadas. E na maioria dos casos, seus pais não têm condições de pagar pela cirurgia que elas tanto necessitam para terem uma vida normal.

Clique na imagem para ver maior

E é exatamente aí que nós atuamos. Desde 1982, a Operação Sorriso - através de dedicados voluntários – tem oferecido cirurgias gratuitas para crianças em mais de 50 países, devolvendo a elas o sorriso e a esperança de um futuro melhor.
Graças a generosidade e o espírito de voluntariado de nossos parceiros, mais de 160.000 crianças, sendo mais de 3.500 somente no Brasil, tiveram a chance de uma nova vida devido ao nosso trabalho. Com sua ajuda, quantas vidas poderão ser transformadas amanhã?
O que fazem?

Na Operação Sorriso, nossos voluntários médicos oferecem segurança e atendimento de alto padrão e totalmente gratuito para crianças portadoras da fissura lábio-palatina em diversas regiões do país. Nós somos uma organização humanitária dedicada a conscientizar a sociedade sobre o drama vivido por centenas de milhares de famílias no Brasil, devolvendo para sempre o sorriso das crianças e oferecendo a elas a oportunidade de terem um futuro melhor.

Nós temos presença em 10 Estados, e nossos programas e cirurgias gratuitas só são possíveis graças as centenas de voluntários e doadores, em diversas regiões, que generosamente contribuem seu tempo, talento e recursos para nossa causa.
Dando a toda criança o direito de sorrir.
Toda criança merece ter assegurado o direito de sorrir e se desenvolver. No entanto, em diversas partes do país, crianças com fissura lábio-palatina vivem escondidas, excluídas, com vergonha de frequentar a escola, enfrentando um futuro incerto simplesmente porque seus pais não têm condições de pagar pela cirurgia que elas tanto necessitam.
Nossa cirurgia é gratuita, dura cerca de 45 minutos, e pode transformar para sempre a vida de uma criança portadora da deformidade facial. Além disso, toda criança atendida por nós gera um efeito em cadeia  de esperança e do espírito de se fazer o bem em sua família, na sua comunidade e no país. Após a cirurgia e o tratamento adequado, a criança pode tornar-se um cidadão produtivo e colaborar com o desenvolvimento de sua comunidade e do país como um todo.
Ao final de nossos programas, nós deixamos o legado da educação e do treinamento continuado aos profissionais de Saúde, visando gerar a sustentabilidade local de atendimento e aumentando, assim, a quantidade de crianças atendidas. Através do sorriso de uma criança nós firmamos novas parcerias, alianças e desenvolvemos ações de Saúde para fazer do mundo um lugar melhor.
Esperamos que você venha juntar-se a nós através de sua ajuda!
Principais Diferenças: Nossos padrões nos distinguem
A cada três minutos, uma criança nasce com fissura

Operação Sorriso em Agosto no Rio de Janeiro
De 08 a 16 de agosto, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB) realizará cerca de 120 cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras lábio palatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo), no Rio de Janeiro.
 A triagem acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no CTAC-RJ- Centro de Anomalias Craniofaciais (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier) e as cirurgias serão realizadas entre os dias 11 e 16 de agosto, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel). Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital nos dias indicados. Pacientes que residem fora do município, ao se apresentarem na triagem, receberão hospedagem para ele e mais um familiar, transporte e alimentação sem custo. O programa também fará o tratamento pós-operatório dos pacientes operados em 2009.
Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária profissionais não médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas, além da Associação Acadêmica da Operação Sorriso (OSCA). Em todo o mundo, o reconhecido trabalho da ONG é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, para o programa do Rio de Janeiro, a OSB contará com 80 profissionais e trabalhará em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), o Rio Solidário, Marinha do Brasil, o Instituto da Criança, a Colgate Palmolive, a rede Accor e a Ethicon.
“O programa é pensado por completo, indo muito além da cirurgia: montamos uma grandiosa estrutura capaz de acolher os interessados, facilitando o acesso de pacientes e seus familiares. Fazemos uma triagem no primeiro dia e depois selecionamos os casos que serão operados nos demais dias do programa e, para isso, a Marinha do Brasil nos ajuda na logística e no alojamento dos pacientes. Em paralelo, disponibilizamos todos os suprimentos e equipamentos médicos para preparar o centro cirúrgico do hospital parceiro”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB, salientando que todo o material utilizado durante as cirurgias é de alto padrão, em parte doado por empresas, ou adquirido pela organização com critério internacional de qualidade.
O corpo médico é previamente selecionado e passa por um treinamento oferecido pela ONG. Os cirurgiões plásticos responsáveis são especializados em fissura lábio palatina, e coordenados pela equipe da OSB. “O processo de credenciamento dos voluntários médicos é coordenado pelo Conselho Médico da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Parte importante do nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de Saúde, visando à auto sustentabilidade local no atendimento do paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, explica o Dr. Nivaldo Alonso, coordenador do Centro de Cirurgias Crânio Faciais da USP e diretor médico da OSB, reforçando que os interessados em participar podem preencher cadastro no site www.operacaosorriso.org.br.
Os pacientes que não forem contemplados durante o programa deste ano serão devidamente avaliados e cadastrados tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na rede hospitalar local.  “Essa parceria entre a OSB e as instituições locais é fundamental, pois garante o atendimento durante todo o ano para os pacientes do Estado do Rio. Temos grande preocupação em não deixar as pessoas que nos procuram sem atendimento”, declara Clóvis.
Conheça mais e ou entre em contado: http://www.operationsmile.org.br/novo/

0 comentários: