segunda-feira, 20 de julho de 2009

on

A cidade de Nilópolis será a segunda cidade da Baixada Fluminense a receber o Projeto Portinari. Graças à parceria entre a Casa Perfeita Alegria e a Pontifícia Universidade Católica, e o patrocínio da Petrobras, os moradores de Nilópolis e de cidades vizinhas poderão visitar e conhecer algumas das obras do pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962) que estarão expostas à partir do próximo dia 31 de agosto, às 09:00 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis.

Em agosto de 2003, foi celebrado o centenário do nascimento do prestigiado pintor brasileiro Cândido Portinari. O acervo do Projeto Portinari é resultado do levantamento e catalogação de 4.991 obras autênticas do pintor e mais de 30 mil documentos relacionados a estas obras.

O projeto comemora 25 anos este ano e além desse lado pesquisador, realiza um importante trabalho de inclusão social, expondo réplicas digitalizadas das obras do pintor nas comunidades mais pobres, escolas, presídios e cidades longínquas do país.

Cândido Portinari deixou um extraordinário legado de quase 5 mil obras entre murais, afrescos, painéis, pinturas, desenhos e gravuras.. O conjunto representa uma ampla síntese crítica de todos os aspectos da vida brasileira durante a primeira metade do século 20. Portinari foi o pintor brasileiro que alcançou maior projeção internacional e nenhum outro pintor pintou tanto seu país como o fez Portinari, cuja genialidade de sua obra é reconhecida mundialmente.

As obras de Portinari ficarão expostas até o dia 13 de setembro, das 08:00 às 17:00 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Avenida Mirandela, 773, Centro, Nilópolis). As escolas públicas e particulares e demais grupos poderão agendar a visita guiada pelo telefone 2792-0598 (à partir das 14:00 horas), falar com Márcio Bernardo ou Jefferson Eduardo, ou pelo e-mail perfeitalegria@yahoo.com.br




EXPOSIÇÃO DE REPLICAS

Local: Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida

End. Av. Mirandela 773, Centro Nilópolis/RJ.
Data: 31/08 a 14/09
Horário de 8 às 17h.
Visitas em grupo devem ser marcadas
Treinamento para a equipe de trabalho e professores interessados a participarem.
Data: 17 a 19/08 de 8 as 17h
No mesmo local.

0 comentários: