Parte da introdução do primeiro livro:
No âmbito dos diversos projetos de ação afirmativa desenvolvidos pela Vice-Reitoria Comunitária (VRC) da PUC-Rio, o presente livro representa um eixo complementar de ação socioeducativa em prol da inclusão de adolescentes e jovens em comunidades pobres. Com efeito, o pioneirismo da VRC em 1993, ao desencadear parcerias com a Educafro, o PVNC, ONGs e demais associações comunitárias, consolidou na PUC-Rio uma articulada política de inclusão com qualidade acadêmica, complementada por medidas de suportes financeiro, psicopedagógico e cultural aos graduandos do Programa Ação Social. De fato, a PUC-Rio antecipou-se pioneiramente em treze anos ao Programa Universidade para Todos (o ProUni), de 2005. Por tal motivo, quando em dezembro último comemoramos a primeira geração de alunos cotistas do ProUni, ressaltamos que de fato a PUC-Rio já havia exitosamente certificado, antes, outras cinco gerações de alunos oriundos de comunidades pobres.
Prof. Augusto Luiz Duarte Sampaio
Vice-Reitor para Assuntos Comunitários
Como um gesto simbólico, o presente livro retoma o conhecido refrão do poeta andaluz Antonio Machado: “caminhante, não há caminho... ao andar, se faz o caminho”. Com efeito, este livro é como um diário de uma longa caminhada de doze meses, reunindo uma centena de educadores comunitários e outros doze profissionais seus parceiros externos. O diálogo destes caminhantes é em torno do compromisso coletivo por um movimento socioeducativo de inclusão de adolescentes pobres no Ensino Médio Técnico-Profissional, através de classes comunitárias que operam em condições bem precárias...
O primeiro livro foi, assim, um caleidoscópio de múltiplos enfoques e discursos. Mas a partir dele foi formulada a temática do diálogo para as duas etapas da caminhada em 2009: “como as CCPTs podem consolidar seus conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem?” Os diálogos sobre esta questão estão registrados no capítulo 1 do presente livro. No primeiro semestre de 2009 um módulo semipresencial de formação docente procura ampliar e aprofundar estes estudos sob uma perspectiva disciplinar, em seis áreas temáticas nucleares às CCPTs. O diálogo é, pois, segmentado por áreas, refletindo sobre conteúdos curriculares e processos de ensino-aprendizagem que objetivam consolidar a escolaridade fundamental dos adolescentes comunitários.
José Carmelo B. Carvalho
1 comentários:
Olá. Conheça o novo Blog do NAPC PUC-Rio. Acesse: http://educompuc-rio.blogspot.com.br/
Postar um comentário