quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

on

Os moradores de Nilópolis estão com medo de que ocorra um surto de dengue. Eles relatam que já foram ou tiveram parentes acometidos com a doença. Afirmam ainda que existem possíveis focos da doença que ainda não foram exterminados por equipes da Prefeitura.
A dona de casa Marlene Muniz, conta que seu marido está com sintomas de dengue. “Levei ele ao Hospital Municipal Juscelino Kubstchek e os médicos diagnosticaram dengue, após fazer exame de sangue”, afirmou. A reportagem entrou em contato com o hospital, mas não conseguiu falar com a diretoria da unidade sobre o caso.
Marlene diz, ainda, que uma prima também apresentou sintomas e foi levada para uma clínica, onde os médicos pediram exame de sangue. “Ela anda sentindo dor de cabeça e essa semana já começou a aparecer manchas vermelhas pelo corpo”, relatou.
Apesar dos casos suspeitos, a Prefeitura de Nilópolis ainda não contabiliza aumento nos números oficiais da doença. Apesar do medo dos moradores, não se vê a circulação do “fumacê” ou uma ação mais eficaz por parte da Secretaria de Saúde.  Segundo os moradores que enviaram emails para a nossa Redação, a falta de fiscalização por parte dos agentes de saúde e a irresponsabilidade de alguns moradores são as razões principais para o aumento dos casos em Nilópolis. “Ninguém visitou a minha casa e nem lembro quando o carro do fumacê passou, estou com medo. Eu faço a minha parte, tampo todos os recipientes, coloquei areia no fundo dos vasos de plantas, mas não sei se meus vizinhos também fazem isso. É obrigação da Prefeitura agir e fazer a sua parte, afinal pagamos impostos para isso”, afirmou Catarina Silva, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima.

Dicas para evitar a Dengue

1. Evitar água parada.
2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
7. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
8. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
9. Não acumular latas, pneus e garrafas.
10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
15. Não cultivar plantas aquáticas.


paz e bem,
importa ressaltar, que não tomamos nenhuma dessas providências, como então vamos acabar com essa doença que se dissemina por conta de nossos erros?

1 comentários:

Edson Caldas Jr. disse...

Opa!

Oi João, vim até aqui para agradecer a visita e comentário feito no artigo sobre a campanha da Devassa com a Sandy no Joga o Job.

E aproveitar pra dizer que está de parabéns pelo blog, excelente conteúdo!

Grande abraço,
Edson Caldas Jr.