terça-feira, 11 de novembro de 2008

on
Em julho de 2005, o padre Paulo Henrique Keler Machado,de 36 anos, foi assassinado com cinco tiros por traficantes no Rio de Janeiro.O corpo foi encontrado perto de seu veículo,sob o viaduto Dom Adriano Hipólito, no Centro do município. Antes de ser baleado, ele teria sido retirado do carro pelos criminosos.

O pároco da Igreja Sagrada Família - no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada - era um dos fundadores do movimento Reage, Baixada, criado logo depois da chacina de 31 de março, que deixou 29 pessoas mortas em Nova Iguaçu e em Queimados. Onze policiais militares foram acusados de envolvimento na barbárie.

Na faixa das Pastorais da Diocese de Nova Iguaçu, durante a caminhada de protesto contra a chacina, resumia uma mensagem defendida por ele: "Que o sangue derramado não seja para nós motivo de medo, mas que pulse como um clamor de justiça. E que todos tenham vida, (e a tenham) e vida em abundância."

Incentivo

O religioso, então vice-coordenador de pastoral, incentivava as famílias a vencerem o medo e lutarem contra a impunidade. Informações da polícia, na época, dão conta de que o padre vinha denunciando que as famílias das vítimas estavam com medo de prestar depoimento. Pelo menos 18 das 29 vítimas freqüentavam igrejas coordenadas por ele.

Confissões de irmãos

Para o padre Agostinho Preto, da associação diocesana de presbíteros de Nova Iguaçu, foi uma perda que refletiu na comunidade.

- Eu o conheci porque ele trabalhava na coordenação da Pastoral da Diocese.

Era muito querido pelos colegas e pela população,um grande padre. A comunidade sentiu muito - disse.

Outro padre que lembrou suas ações foi Geraldo Lima, da paróquia Operário de Nova Iguaçu, no bairro da Califórnia - que soube da morte por telefone, através de um padre, amigo do Paulo Henrique.

- Fiquei chocado quando recebi o telefonema. Um padre jovem, assassinado no pleno exercício da função. O que dizer? Além de servir ao povo, era coordenador de liturgia, que assessorava o bispo e a diocese. Fui ao enterro dele - recordou (I.J.)



0 comentários: